Rapaz escrevendo em quadro de vidro

7 PASSOS PARA CAMPANHAS DE MARKETING DE SUCESSO

Como todo empresário sabe, não existe almoço grátis. Mesmo quando se faz um planejamento meticuloso, muita coisa pode dar errada e perder dinheiro. É por isso que pensamos nesse check-list, com 7 passos simples para fazer campanhas de marketing de sucesso, para que você possa organizar suas ações de marketing e evitar cair nas armadilhas mais comuns que podem surgir.

1º passo: tenha metas MUITO claras!

Parece meio besta, reconheço, mas existe um grande grupo de pessoas que resolve montar uma campanha “para vender mais”, mas não tem a visão clara de onde deseja chegar. Com isso, as chances de se ter uma frustração com o que se obtém como resultado é imensa.

Além disso, a definição de uma meta também permite a utilização mais precisa dos recursos e dinheiro. É o momento de se escolher com calma o produto que será divulgado e o porquê de ele ser a escolha.

Afinal, preciso turbinar o que já vendo bem ou resgatar produtos encalhados? Preciso aumentar as vendas para meus clientes ou sair à busca de novos? Tudo isso precisa ser pesado, pois pode mudar o valor financeiro que vai empregar e as energias da equipe para atender.

2º passo: analise cada acerto e erro que tiver

Um ponto que muitas vezes é esquecido pelos empresários é a experiência que tem dentro de casa. Como foi a última campanha feita por você? Quais foram os resultados? Chame sua equipe e levante pontos que deram certo e errado na última jornada e descubra de que forma você pode tornar a próxima ainda melhor.

Esse conhecimento não pode ser desperdiçado, pois se forma de um jeito totalmente personalizado, pela experiência de quem esteve no seu campo de batalha, buscando formas de garantir o melhor resultado possível.

Caso seja sua primeira campanha, busque o conhecimento com quem já vivenciou esse momento. Conversar com um empresário mais experiente ou mesmo com a agência que eventualmente atende sua empresa pode revelar ideias valiosas para ter mais resultados.

3º passo: escolha com cuidado onde veicular sua campanha

Uma outra escolha importante é onde será veiculada sua campanha. Essa escolha tem peso fundamental no orçamento de uma campanha de marketing e por isso precisa ser monitorada com muita atenção.

Atente para o período da sua campanha, sempre levando em consideração que, geralmente, ela vai precisar de mais força para começar e menos do meio para o fim, caso consiga trazer os resultados esperados; ou um complemento da verba, caso precise de um fôlego a mais no fim.

Essa avaliação precisa ser bem clara para você, de uma forma que você não perca a perspectiva: se ela está trazendo muitos clientes interessados, tem espaço para colocar mais dinheiro e aumentar as vendas ou isso pode comprometer a capacidade do atendimento? Por outro lado, se não estiver indo tão bem, será que deve colocar mais dinheiro para salvar, ou encerrar e diminuir os prejuízos?

Essas perguntas são respondidas através das informações que vai colhendo ao longo da campanha. Aqui, as mídias digitais levam clara vantagem, pois você tem métrica de absolutamente todos os estágios, nas suas mãos.

4º passo: atente para o ambiente externo

Se uma coisa foi revelada para todos nós com a pandemia do Coronavírus foi que o ambiente externo deve ser monitorado com cuidado dentro do planejamento de qualquer campanha.

Por isso, analise com atenção pontos que podem prejudicar seus resultados quando puser a banda na rua. Entenda as condições que os clientes terão para se deslocar até sua empresa ou fechar as compras à distância e sua capacidade de entrega, levando em consideração dificuldades que eventualmente se apresentem.

5º passo: com quem você falará

A forma como as pessoas se comunicam muda a depender do segmento ao qual pertencem. Mulheres solteiras pensam e tem desejos e demandas que são diferentes das casadas.

Assim, perceba com qual público você irá falar. Se vai ser uma campanha para homens, mulheres, jovens, idosos, tudo isso interfere na linguagem que vai usar e mesmo as mídias que vai contratar.

Ainda que as mídias digitais, como Google e Facebook tenham penetração mais ampla, mesmo elas permitem um nível de segmentação maior, para anunciar exatamente para o público que definiu para suas ações. Logo, isso irá favorecer o trabalho na proporção em que você definir com clareza o público-alvo e a mensagem adequada para ele.

6º passo: alinhe com clareza com sua equipe o atendimento na campanha

Tão importante quanto organizar todos os recursos externos da campanha é ter todo o time preparado para atender os clientes que virão através dela.

Imagine perder vendas porque seu cliente não conseguiu um orçamento? Ou perdeu a paciência com a demora no fechamento da venda?

Por isso, organize reuniões de alinhamento com a sua equipe de vendas, organize os processos de faturamento, se necessário confira sua área de análise de crédito, tudo para garantir que as coisas rodem de forma harmônica quando um fluxo maior que o normal de clientes procurarem sua empresa.

Garanta que tudo – mesmo o cafezinho! – esteja preparado para esse momento!

7º passo: aproveite o momento com os seus clientes

Interligado com o passo anterior, esse aqui permite não só evitar resultados ruins como buscar resultados excelentes. Você vai atrair clientes novos e atuais para compra na sua empresa, ofertando um determinado produto ou serviço. Por que não aproveitar para fechar ainda mais vendas?

Veja, o mais difícil, que foi atrair esse cliente, você já conseguiu. Com a presença dele – seja ao vivo, diante de você, seja virtualmente, no seu Zap ou no seu site, você conseguiu a atenção dele. Logo, eis o momento perfeito para preparar ofertas de produtos conexos, que guardem relação com os produtos das campanhas, de forma que consiga vender ainda mais.

Portanto, potencialize esse resultado!

Tendo tudo isso claro e bem afinado, parta para a luta e boas vendas!

Paulo Venturin

O Arauto Digital

Paulo Venturin
Paulo Venturin

Audácia é fazer!
Empreendedor, publicitário e paraense.

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