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Centenas de cavaleiros no campo de batalha

O ESSENCIAL PARA TER MAIS VISITAS NO SEU BLOG

Uma das ferramentas de comunicação e marketing mais poderosas que uma empresa pode manter é um blog. O blog é um site onde se postam conteúdos em texto (artigos), fotos, vídeos, podcasts, etc. Com ele, é possível se manter um fluxo constante de conteúdo com o público da empresa, fornecendo-lhes informações úteis.

 

Uma das belezas do blog está na versatilidade no uso e na liberdade de conteúdo, que permite ao seu proprietário definir as diretrizes de moderação. Além disso, por ser um lugar de conteúdo mais denso, permite ser destinação para audiência vinda das redes sociais, onde a dinâmica e velocidade são maiores.

 

Assim, o primeiro passo para um bom trabalho de conteúdo pode ser, sim, um blog.

 

No entanto, mesmo produzindo bem e com constância para o seu blog, ainda assim você pode se deparar com falta de visualizações e atração do seu público para os artigos que posta no blog. Dessa forma, é necessário que atente para alguns pontos importantes nessa busca por leitores.

 

Produzir posts originais

 

A primeira delas é a produção de conteúdo original. Blogs carregados de posts cujos textos sejam originados de fontes externas geram menor interesse do público do que aqueles com conteúdo original. Como descrevi   anteriormente,
existe um poder em ser você mesmo, inclusive quando escreve. As pessoas têm interesse sincero em conhecer novos pontos de vistas, quando atrativos e
apresentam uma visão diferente sobre um determinado assunto.

 

Outras vezes, nem precisa ir tão longe. A questão não seria nem mesmo uma nova visão, mas sim uma nova forma de falar sobre o mesmo assunto. Por exemplo: por mais que pareça que o assunto “dietas” está esgotado e foi infinitamente destrinchado, revisado e comentado, ainda assim você precisa lembrar de duas coisas muito importantes:

 


O público se renova. Assim, por mais que o assunto já tenha sido falado, sempre haverá gente interessada em saber sobre ele pela primeira vez, haverão os que, já tendo lido, desejarão ler novamente e mesmo os que já conhecem o assunto, que gostariam de estudar um pouco mais através de uma forma de falar diferente;

 


O seu jeito de tratar o assunto pode trazer uma clareza específica que outros autores não trouxeram para aquele  leitor, de forma que ele consiga ser introduzido no tema por você decorrendo, obviamente, do quanto você conhece quem deseja alcançar.

 

A produção do bom conteúdo original sempre terá espaço, pois sempre haverá pessoas buscando conhecimentos específicos na internet que as façam atingir essa expertise no menor tempo possível.

 

Usando as redes sociais como apoio à divulgação

 

Uma forma de dar mais visibilidade aos artigos publicados no seu blog é usar as redes sociais para divulgá-los.

 

Aqui, uma boa estratégia é tratar do tema de forma mais rasa e simplificada no Instagram, Facebook ou LinkedIn e oferecer a leitura – e conhecimento – mais aprofundado através do post do blog. Dessa forma, você consegue habituar sua audiência ali a buscar mais informações no seu blog.

 

Além disso, a própria produção para o blog pode suscitar posts e stories que gerem interesse na audiência e engajem pelo seu público vai ser benéfica nesse processo, atraindo-os para mais  perto e criando o desejo genuíno e saber mais.

 

Avisando seu público dos novos posts

 

Algo a ser sempre lembrado é que, por mais que você consiga fazer com que seus leitores gostem dos artigos que está produzindo, você vai precisar ter sempre em mente que por algum tempo você estará competindo com uma centena de outras fontes de informação que estarão disputando pela atenção do público.

 

Uma boa forma de superar essa barreira é ter um campo de alerta de newsletter, onde o leitor possa colocar o e-mail e ser avisado sobre atualizações do blog. Isso serve quase como o tiro de um sinalizador em meio a uma tempestade, onde você chamará a atenção dele em meio à turbulência de diversas informações que o rodeiam.

 

Um lembrete importante: seu leitor dará o e-mail dele com interesse nos artigos do blog. Muito cuidado ao pensar em outros usos para essa informação, como o envio de ofertas. Existem momentos adequados para a venda, que devem ser bem trabalhados para não gerar insatisfação num provável cliente.

 

Buscando auxílio do Google: ferramentas de SEO

 

O SEO, ou motor de otimização de buscas, traduzindo livremente da sigla em inglês, compõe uma série de técnicas para que se possa otimizar o blog e seus artigos de forma a ter um bom posicionamento nas buscas do Google. Ao todo, existem mais de 300 pontos dentro de um post de blog que podem ser otimizados, por isso não vou tratar de todos aqui, o que não impede que falemos um pouco sobre alguns.

 

Nos dois tópicos anteriores, por exemplo, eu citei duas dessas técnicas que ajudam no ranqueamento. Quando falo de conteúdo original, acredite, isso é importante porque os robôs do Google conseguem avaliar a qualidade do conteúdo, de forma que ele vai priorizar os conteúdos mais bem escritos e com mais informações.

 

Além disso, o Google também entende que links muito acessados e que a tenha retenção alta (o tempo que a pessoa passa lendo) são indícios de conteúdo de melhor qualidade. Assim, ele  vai dar mais destaque a esse tipo de informação em detrimento a outras.

 

Também ajuda ter títulos que sejam compostos por palavras-chave que estejam em alta nas buscas do próprio Google.

 

Além disso tudo, existem diversas outras ferramentas e técnicas que ajudam na atração de novos leitores, mas tenha sempre em mente: conhecimento demais sem aplicação não gera resultado.

 

Portanto, estude e ponha em prática. Busque por resultados!

 

 

Até a próxima!

 

 

Paulo Venturin


O Arauto Digital

Paulo Venturin
Paulo Venturin

Audácia é fazer!
Empreendedor, publicitário e paraense.

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