05 FORMAS DE TORNAR AS REDES SOCIAIS ÚTEIS PARA SUA EMPRESA

O potencial revelado pelas redes sociais para negócios tem um impacto imenso no planejamento de qualquer estratégia de marketing de qualquer empresa. A maioria das pessoas estão lá e se relacionam por lá. Além disso, o alcance que qualquer ação toma nas redes é algo fabuloso.

Ainda assim, não é qualquer coisa que se poste que instantaneamente tem bons resultados, pois as empresas que resolvem estar lá precisam entender a melhor forma de se obter bons resultados com as plataformas.

O conteúdo gerado e postado no Instagram, por exemplo, precisa levar em consideração as características da plataforma, de forma que não se limite a jogar algo deslocado com a desculpa de “marcar presença”.

Por isso, eu separei 5 ações que são extremamente úteis e válidas para que sua empresa possa ter os melhores resultados no Instagram ou Facebook.

1. Lembre do que é uma rede social

Diferente de um site, as redes sociais são baseadas no relacionamento. Assim, todo o conteúdo que for criado para ela deve levar em consideração a forma como se busca envolver e dialogar com as pessoas que estão lá. Para qualquer empresa, o seguidor mais comum será seu próprio cliente.

Assim, existe uma oportunidade de se criar um canal muito menos formal e próximo, onde você pode se comunicar de uma forma mais humana. Assim, produza posts pensando um pouco além da relação direta dos seus clientes com seus produtos, com uma visão que se estenda para o cotidiano deles e fale com o dia-a-dia.

2. Teste ideias

Dada a dinâmica das redes sociais, com a possibilidade de se chegar relativamente rápido até os clientes, torna-se bem vantajoso apresentar alguma ideia que tenha para implementar nos seus produtos e serviços, permitindo que seu público interaja com você e participe da criação de algo que vai impactar diretamente ele.

Ao mesmo tempo, haverá comentários e dicas que podem ser muito valiosos. Se, por exemplo, você estiver precisando definir uma forma nova de entrega dos produtos, ou algo para ajudar a entreter os pacientes numa nova sala de espera, essas opiniões podem ajudar a balizar o caminho que mais vai agradar os clientes.

3. Dê uma ideia de como são os bastidores

Uma boa parcela das pessoas tem a curiosidade de saber como são feitos produtos que compram de sua empresa, em especial quando falamos de uma empresa com uma cadeia maior, com mais pessoas envolvidas.

Assim, é muito bom mostrar um pouco de como funciona a sua produção. No caso de um restaurante, por exemplo, isso permitirá que você aproveite toda a perícia que seu cozinheiro tem para encantar seus clientes. Numa loja de peças customizadas, você pode mostrar um pouco do processo de criação, montagem etc.

A ideia é que isso aproxime mais seu cliente, que poderá entender melhor o valor do que ele recebe do outro lado do balcão.

4. Referencie pessoas

Pessoas gostam de ouvir o próprio nome sendo falado pelos outros e, por extensão, também gostam de vê-lo nas redes sociais de forma positiva. Portanto, sempre tenha um espaço nas suas postagens para de algum cliente fiel ou novo cliente, agradecendo a confiança, compra, escolha etc. Assim, você estará, a um só tempo, elevando sua relação com o cliente e sendo exibido para os amigos desse cliente, aumentando assim seu alcance.

Uma outra linha de ação interessante nesse sentido é interagir e comentar os comentários do seu público, de forma que crie mais proximidade e incentive que falem com você através das redes sociais.

5. Use a regra dos 90-10

Por fim, é sempre importante lembrar que as pessoas buscam relacionamento, entretenimento e histórias nas redes sociais, não compras.

Assim, é importantíssimo que tenha a consciência de que passará a maior parte do tempo produzindo conteúdos que engajem, eduquem e entretêm seu público (clientes e não clientes) e só numa ínfima parte do tempo você venderá, de forma rápida e forte, para depois voltar ao trabalho normal.

Isso se resume na regra dos 90-10 do Ícaro de Carvalho, um dos maiores especialistas em marketing digital em redes sociais do país. Em 90% do tempo, você deverá engajar e em apenas 10% vender, permitindo que seu público possa respirar entre as ofertas e a página comercial da sua empresa não virar um “medalhão persa” do Instagram.

Além dessas ações que te apresentei aqui, lembre-se: as redes sociais são área de teste e criação, mas também de cuidados! Lembre-se sempre que tudo pode ganhar uma proporção imensa, para o bem e para o mal. Ainda assim, são ferramentas valiosíssimas para o marketing de qualquer empresa.

Portanto, entre com um pé de cada vez na água, mas, em absoluto, deixe de nada!

Até a próxima!

Paulo Venturin
Paulo Venturin

Audácia é fazer!
Empreendedor, publicitário e paraense.

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